Você já parou para pensar no papel fundamental que a agricultura desempenha em nossas vidas diárias? Desde os primórdios da civilização, a produção de alimentos tem sido a base da nossa sobrevivência e prosperidade. A agricultura não é apenas uma atividade econômica, mas também uma ciência e uma arte, que evoluiu ao longo dos séculos para se tornar o principal meio de subsistência da humanidade.
No entanto, poucos de nós paramos para refletir sobre como essa prática ancestral começou e como evoluiu para se tornar o que conhecemos hoje como agricultura moderna. Neste artigo, exploraremos as origens da agricultura, desde seus primórdios no período pré-histórico até o surgimento da agricultura como a conhecemos hoje. Prepare-se para embarcar em uma jornada fascinante através da história da agricultura e descobrir como essa atividade milenar moldou o curso da humanidade.
Introdução a agricultura
Sabe-se que a agricultura é hoje, o principal meio de subsistência da humanidade, afinal, parece lógico que a falta de alimento pode reduzir drasticamente a população mundial.
Devido a sua grande importância, cultivar alimentos transformou-se em uma atividade econômica, abrindo portas para diversas áreas do conhecimento, como a AGRONOMIA, Engenharia Mecânica, Zootecnia e outros.
No decorrer do tempo, ao observar o crescimento populacional tomar proporções cada vez mais alarmantes, houve a necessidade de produzir alimentos em maior quantidade, com isso, o cultivo evoluiu até a atual “AGRICULTURA MODERNA”, mas como surgiu a agricultura?
O surgimento da agricultura
No período pré-histórico, o homem se alimentava principalmente da caça e frutos fornecidos pela natureza, à medida em que consumia esses recursos, era necessário buscar por regiões mais abundantes, assim começou o movimento migratório.
O homem observou que mesmo migrando para outras regiões, a quantidade de alimentos não supria as necessidades do grupo. Mais uma vez, o ser pensante precisava fazer o que faz de melhor, solucionar problemas.
A primeira intervenção do homem
A aproximadamente 10.000 anos, o homem percebeu que ao cuidar melhor da natureza e cultiva-se algumas plantas especificas, conseguiria quantidades maiores de alimentos. Desta forma, se ele fosse generoso com a natureza, ela retribuiria o favor.
Durante a busca para solucionar o problema da falta de alimento, o ser pensante observou que as árvores produtoras de frutos também produziam uma semente, que ao caírem no solo, geravam outras árvores menores capazes de produzir mais frutos quando estivessem maiores.
Também observou que algumas sementes não germinavam tão bem em algumas partes do solo, e mesmo que germinassem, os brotos não se desenvolviam como outros que estivessem em condições melhores. Neste exato momento, o homem percebeu que cobrir a semente com a terra e melhorar as condições daquele local, ajudava à semente se desenvolver.
A agricultura surgiu de forma simultânea no planeta Terra, mas claro, olhando esse movimento como um todo perante a História, se olharmos por ordem cronológica, assumiremos que alguns povos iniciaram primeiro que outros.
Até então, está era a primeira prática agrícola e podemos chamá-la de “agricultura primitiva”, um meio pelo qual o homem conseguia prolongar a natureza e garantir a subsistência.
Embora o processo de descobrimento do cultivo de alimentos tenha sido extremamente importante, a agricultura propriamente dita, surgiu no período Neolítico, que se iniciou por volta de 8.000 a 5.000 a.C. Se somente agora surge a agricultura, então o que a define?
O que é agricultura?
No período Neolítico o homem já havia passado pela idade da pedra e idade da pedra lascada, agora se iniciava a idade da pedra polida. Nesse momento surgiu a ideia de criar ferramentas que o ajudasse a cultivar, foram os primeiros instrumentos agrícola.
Com as primeiras ferramentas de trabalho, foi possível abrir espaço em meio a natureza e soltar o solo. Fazer valetas no terreno facilitava o plantio e o desenvolvimento das plantas. Nesse surge o que entendemos como AGRICULTURA.
Influência da Deusa Ceres
A palavra Agricultura deriva do nome da Deusa Ceres. Sua etimologia vem de “ker” de origem Indu-Europeia e que significa “crescer”, também das palavras “criar” e “implementar”. Ceres, na mitologia Romana, é considerada a Deusa da agricultura e da fecundidade do solo e ensinou aos homens a arte de arar, plantar e colher.
Em Latim, a palavra agricultura é entendida como a arte de cultivar os campos, de cultivo da terra, lavouras e cultura. Também definida como o conjunto de operações que transformar o solo natural (preparo do solo) para cultivar vegetais úteis ao homem.